Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Balanço positivo de 1 semestre de desemprego

Volvido 1 semestre que me inscrevi no IEFP como desempregada, decidi fazer um balanço positivo destes meses, sim, POSITIVO, para quê apontar pontos negativos e desgraceira à situação? Tenho que analisar o que retirei de bom:

  • Recarreguei baterias, deixei de andar com olheiras até ao pescoço e tenho um ar muito mais saudável e fresquinho;
  • Acabaram-se as insónias e noites mal dormidas;
  • Comecei a exercitar-me, hoje sou uma pessoa muito menos sedentária, descobri que consigo correr (no mínimo 10km), aumentei a minha capacidade pulmonar, estou muito mais em forma e, por conseguinte, sinto-me melhor, participo em corridas sem ficar em último, vou a passeios pedestres e de bicicleta, apanho ar e deixei de ter uma cor branquela, tipo Morticia Adams, de quem não vê sol a partir do Outono até ao Verão;
  • Pus ordem naquelas gavetas e prateleiras de casa que andavam para ser arrumadas há 10.000 anos e já me davam náuseas;
  • Comecei a dedicar-me ainda mais a procurar borlas, descontos, cultura grátis e a aproveitá-la, fui a seminários, concertos, museus, sem gastar um tostão, poupei muito dinheiro com o meu apurado faro para descontos;
  • Aprendi a viver praticamente igual com menos e a continuar a não me sobrar mês;
  • Passei a ver/estar/contactar com mais frequência  pessoas que às vezes descurava por não ter disponibilidade (mental ou temporal);
  • Li livros que queria ler, mas não tinha disponibilidade mental para o fazer devido ao cansaço, pressão e stress a que estava sujeita diariamente;
  • Tornei-me finalmente voluntária no Coração Amarelo, apesar de estar lá há pouco tempo já conheci pessoas maravilhosas e histórias absolutamente fabulosas;
  • Após ter falhado a inscrição para fazer figuração, há 3 anos atrás, desta vez inscrevi-me mesmo, fiz umas quantas figurações, conheci novas caras e espero continuar a colocar um pezinho pelas produções nacionais;
  • Voltei a pintar e agora estou a fazer uns quadros para crianças tãaaaaao fofinhos;
  • Fui inserida num Contrato Emprego-inserção e, apesar de continuar no desemprego, estou a trabalhar num local que gosto, onde as pessoas são acolhedoras, simpáticas, não existem conflitos e uma pessoa se sente perfeitamente integrada desde o 1º dia;
  • Aprendi a gerir e aproveitar melhor o tempo e agora, apesar de estar ocupada durante o dia, consigo continuar a fazer tudo a que me dediquei quando comecei a ser "dona" do meu tempo e pretendo manter os bons hábitos adquiridos;
  • Criei este blog que também me serve para exercitar a escrita, ocupar tempos livres e mandar uns desabafos.
E pronto, basicamente é isto, não fiquei sentada no sofá a lamentar a má sorte, a deprimir, a vegetar em frente à tv (aliás é algo que não ligo o dia inteiro, quem a liga é o Poupadinho quando chega do trabalho), decidi manter-me ocupada, em movimento, abraçar atividades que queria fazer há muito, fiz limonada em vez de lamentar os limões que a vida me deu ;)!

Sem comentários:

Enviar um comentário