Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Gosto tanto da senhora que restaurou o Cristo de Borja

Aquela senhora fofinha de 80 anos (Cecília Gimenez) que restaurou o Cristo de Borja parte-me toda.... Eu precisava de uma boa gargalhada e o seu restauro fez-me ir às lágrimas, tão querida, ainda me transcende como é que ela conseguiu tantas proezas no mesmo quadro:
- Transformou a barba de Cristo numa relva mal semeada;
- Teve a incrível capacidade de transformar um cabelo longo num fantástico corte curtinho;
- A partir de uma coroa de espinhos criou um cabelito espetado e rebelde;
-O bigode, como que por magia, desapareceu!;
- A tez da pele passou de branca a esquimó;
- Substituiu o nariz, por, por....... nada;
- Limpou o sangue que corria da testa do Cristo (e acho bem, para não lhe ir para os olhos);
- Tornou-lhe os lábios um pouco africanos (o Senhor tem que ser universal e todos os povos têm que se identificar com ele);
- Os olhos acho que foram inspirados em alguém mais oriental, um coreano ou tailandês;
- O pescoço, bem o pescoço, ficou mais curto e mais largo.....pois transformou o que era cabelo longo em pescoço;
- A parte de baixo do pergaminho que enrolava para dentro - como todos os pergaminhos - veio para fora, seria mais estético ficar semelhante  à parte superior da pintura!!!

Segundo uma familiar do pintor Elías García Martínez era suposto só restaurar a túnica, o problema foi quando passou para a cabeça.... e o que lhe teria passado a ela pela cabeça??!!!???.... no facebook já existe uma página "Senõras que restauran Cristos de Borja", criada Terça-feira que já conta com mais de 15.600 likes e com um crescimento exponencial, onde se podem ver fotos com as mais variadas versões/explicações do restauro!

Aqui está o antes e o depois:


Gosto muito desta explicação para o sucedido:


Sem comentários:

Enviar um comentário