Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

8 meses de casamento+6anos de namoro+4anos de amizade

Faz hoje 8 meses que demos o nó, foi um dia  brutal, inesquecível e que infelizmente não se vai repetir mais (não nos vamos casar 2 vezes :)!), mas em cima destes meses temos 6 anos de namoro e, antes disso, 4 anos de amizade, ou seja já lá vão uns bons anos que nos começámos a relacionar e não nos largámos mais... Já rimos muito juntos, tivemos discussões, fizemos as pazes, divertimos-nos, chorámos (eu mais do que ele, que ele chora pouco, mas chorou até aos soluços quando me viu entrar na igreja), partilhámos, superámos dificuldades, celebrámos momentos, tivemos muitos altos, poucos baixos (felizmente) e hoje olhamos para tudo o que passámos e queremos continuar o nosso caminho lado a lado... Eu acho que nós damos certo porque somos nós próprios um com o outro, autênticos, absolutamente genuínos, é isso que nos torna mais fortes, que nos mantém juntos, não há máscaras, não existem muros, não queremos parecer outra pessoa ou representar um personagem para sermos aceites.. eu acho que -  e agora vou transcrever um post de um blog que já tive - se “criarmos” um personagem é possível mantê-lo por uns tempos mas ninguém o consegue manter tooooooooooda a vida!!!!

Quem nunca ouviu dizer: “Quando namorávamos el@ era tão diferente, desde que casámos parece que se transformou noutra pessoa” … Ninguém se transforma noutra pessoa, apenas se mostra outra pessoa para conquistar e depois, com a convivência diária, a personagem criada cai, por impossibilidade de manter, é por esta razão que um namoro de sonho se pode transformar num casamento pesadelo que nunca será sólido ou longo… Por isso devemos mostrar-nos aos olhos do nosso amor como nos mostramos aos nossos familiares e amigos próximos…

Exemplos de comportamentos banais, mas que representam "máscaras" (alguns podem parecer absurdamente de adolescentes, mas há muita gente adulta e supostamente madura a fazê-lo):

Dar erradamente a entender que gosta de determinado prato, música, filme, local, só porque a nossa cara metade adora!!!!  el@ não nos vai amar menos por termos gostos diferentes e, se formos sinceros, o outro já vai perceber quais as nossas preferências;


Fingir gostar de toooodos os amigos da outra pessoa. Haverão sempre pessoas com as quais teremos menos empatia, and so what? Por certo os nossos amigos também não vão todos agradar ao outro lado!!! Desde que se seja cordial não há problema em admitir que não se “vai à bola” com todos;

Fingir que tem energia para dar e vender diariamente, só porque el@ mais parece ligad@ a pilhas duracell o tempo todo, quem temos ao nosso lado tem o direito de saber os nossos limites e alguns dias estamos mais cansados, não conseguimos mais, não temos que estar a aguentar estoicamente mais horas, só porque sim;

Há uma tendência para alterar a forma de vestir para ir mais de encontro às expectativas do outro, “hum, vou deixar de ser gótic@ e passar a ser mais clássic@”, claro que nos devemos arranjar e realçar o que de melhor há em nós, mas se estamos vestidos fora do "estilo" com que nos sentimos bem acabamos por não estar à vontade.


Mudar comportamentos, atitudes, omitir personalidade, ou mostrar uma personalidade diferente, na fase de conquista, é errado!!! A outra pessoa vai apaixonar-se por alguém que não existe e quando perceber que afinal aquela pessoa não é o ser por quem se apaixonou, desapaixona-se e a relação acaba por ruir...

Eu gosto particularmente da música do Rui Veloso "Lado Lunar", acho que expressa na perfeição o que acabei de escrever, com frases como:

"Não me mostres o teu lado feliz
A luz do teu rosto quando sorris
Faz-me crer que tudo em ti é risonho
Como se viesses do fundo de um sonho(...)"

"(...)O teu lado solar só dura um segundo
Não é por ele que te quero amar
Embora seja ele que me esteja a enganar (...)"

"(...)Mostra-me o teu lado lunar

Desvenda-me o teu lado malsão
O túnel secreto a loja de horrores(...)"

"(...)Eu hei-de te amar por esse lado escuro (...)
Se resistir à treva é um amor seguro
à prova de bala à prova de tudo(...)"

"(...)Mostra-me o avesso da tua alma
Conhecê-lo e tudo o que eu preciso(...)"

"(...)Se mostrares agora o teu lado lunar
Mesmo às escuras eu não vou reclamar(...)"





1 comentário:

  1. Olá Amor!! Post está muito lindo e traduz exatamente quem nós somos e como nos damos um com o outro.
    Muitos Parabéns e obrigado por estes anos ao teu lado.
    Amo-te muito!

    ResponderEliminar