Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aventuras culinárias V: O petisco de caracóis

Ontem lá fizemos os caracóis e apesar dos comentários de todos os "velhos do Restelo"  - "apanharam no funcho são amargos","têm que ficar 3 dias a limpar a tripa se não não prestam", "os caracóis são bons quando os campos já estão secos" - que quase nos fizeram desistir, arriscámos e estavam absolutamente maravilhosos, não amargavam rigorosamente nada, estavam completamente limpos, por isso ainda bem que ignorámos as "sapientes" vozes que tanto nos alertavam que ia correr mal e confecionámos o petisco! E tivemos "cobaias" que podem comprovar que estavam bons!!


Enquanto houver caracóis continuaremos a ir apanhar e fazer uns bons repastos :)!!!


Aqui fica a receitinha:


Caracóis
4 dentes de alho
Sal QB
1/2 caldo Knorr
1/2 piri-piri
Oregãos


os caracóis estiveram em repouso (a "limpar") cerca de 24 horas, depois foram lavados em várias águas, até deixarem de deitar sujidade.


Foram colocados numa panela com água, com o fogão ligado no mínimo (esta parte é muito importante para que eles não fiquem dentro da casca), quando começa a ferver deita-se o sal, o piri-piri e o Knorr, aí já se pode aumentar um pouco a temperatura do fogão.


Durante a cozedura vai-se formando uma espuma à superfície que tem que ser retirada (é normal e não significa que os caracóis foram mal lavados)...


Quando já estiverem cozinhados desliga-se o fogão e deita-se os oregãos, depois deve-se deixar repousar cerca de 1 horita para que ganhem sabor!!!


Nota: deverá ser acompanhado com torradas








Sem comentários:

Enviar um comentário