Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aventuras Culinárias I - Lasanha vegetarina

Eu gosto de cozinhar, adoro inventar, não repetir pratos, aproveitar o que tenho na dispensa para criar pratos (assim não preciso comprar os ingredientes e não deixo estragar), agora que estou  em casa tenho mais tempo para aventuras culinárias, noutro dia depois de fazer sopa sobraram-me uns legumes que acabariam por ficar impróprios para consumo se não fizesse nada com eles e com mais uns ingredientes que tinha na "armazenados" fiz uma lasanha vegetariana que ficou maravilhosa. Vai aqui a receita se quiserem experimentar (eu não comprei nada, tinha tudo  - foi só poupança):


- 2 cenouras raladas;
- Couve-flor cortada em pedaços (tinha sido comprada para puré, mas também já não ia ser feito);
- 1 courgete cortada em cubos;
- 1 lata de milho;
- 1 lata de cogumelos laminados (com cogumelos frescos deve ficar melhor, mas eu estava a aproveitar armazenamento);
- 2 tomates picados;
- 1/2 embalagem de polpa de tomate (também tinha a embalagem aberta no frigorifico);
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- Placas de Lasanha;
- Molho bechamel - como o bechamel era de pacote, coloquei numa taça e misturei pimenta e noz moscada q.b., intensifica e melhora o sabor ;
- 2 fatias de queijo flamengo raladas (também era um resto que tinha, mas com mais queijo fica melhor).


Refoguei a cebola e os alhos em azeite, de seguida juntei as cenouras, couve-flor, courgete, milho, tomates picados e cogumelos, mexi, temperei com sal e pimenta, tapei o tacho e deixei cozinhar durante uns 12 minutos.


Depois juntei meia embalagem de polpa de tomate, 2 colheres de sopa de molho bechamel, retifiquei temperos e deixei mais 5 minutos no lume.


Num tabuleiro coloquei bechamel no fundo, depois alternado, uma camada de placas de lasanha, bechamel, os legumes, quando terminei os legumes coloquei placas de lasanha, bechamel e o queijo ralado.


Foi tudo ao forno 180ºC durante 40 minutos e foi a melhor lasanha que fiz até hoje!

Sem comentários:

Enviar um comentário