Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Uma crise hospitalar ultrapassada

Este fim-de-semana o meu marido cortou o polegar numa lata de leite condensado.. O corte era comprido e, segundo ele, profundo, tinha sido até ao osso,  precisava ser cosido!


Lá fomos experimentar a urgência do novo Hospital Beatriz Ângelo  - Loures (eu já estava a achar estranho o hospital ter aberto desde Janeiro e ele ainda não ter ido conhecer :) - Amor, estou a brincar). 


Claro que a definição de urgência hospitalar de qualquer pessoa é sempre algo para estar lá 2 dias até ser consultado (exagero, mas é o que parece enquanto se espera!). A anterior experiência que tínhamos tido haviam sido umas longas 8 horas no Santa Maria até ver a cara de um médico e lá fui eu a pensar "já passa das 16h, vamos para o hospital, o meu jantar vai ser uma sandocha comprada no Continente lá ao lado e a ceia um bolinho de máquina" (uma fantástica experiência gastronómica, portanto....).


Mas, fomos AGRADAVELMENTE SURPREENDIDOS: Entrámos no hospital às 16:28h e às 16:58h estávamos a sair atendidos e despachados  (não, não foram 16:58h do dia seguinte, foi mesmo meia-hora!!!). Portanto, parece que temos um hospital que afinal  até atende rapidamente.


Para quem esteja a perguntar-se, então e o dedo? quantos pontos? anestesia? doeu muito a suturar? sem, pontos, sem anestesia, afinal era falso alarme, só uns autocolantes para evitar abrir até voltar a "colar" (sabem como são os homens, qualquer acidente ou doença, ficam logo a morrer, criam o pior cenário possível, apocalipse, cataclismo...).


Depois, na hora de PAGAR, fomos DESAGRADAVELMENTE SURPREENDIDOS, com a NOVA TAXA MODERADORA: 17,50€ (ou seja com estes preços no SNS já só se pode ir à urgência: NUNCA..... pronto, quando for mesmo urgente, assim, quando estivermos mesmo, mesmo a morrer....Se calhar afinal estava pouca gente nas urgências porque, com estes preços, o Tuga já não vai à urgência logo que espirra uma vez e prefere ficar em casa e tomar um Cêgripe que é mais barato ).


Se quiserem consultar todas as taxas moderadores, em vigor desde o início do ano, estão aqui.

3 comentários:

  1. Só 17,50 euros por irem brincar para as urgências?!? Acho pouco! Deviam ter pagado uns 100 euros, no mínimo!
    É por pessoas como vocês que se passam as tais 8 horas nas urgências, percebes?

    "A anterior experiência que tínhamos tido haviam sido umas longas 8 horas", havia sido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      quero agradecer que tenha vindo aqui destilar um bocadinho de ódio, é sempre bom para o debate :). Efetivamente não clarifiquei, o que chamei de "autocolantes" não é mais que um substituto de pontos (menos invasivo e doloroso), evita que o paciente fique com cicatriz e que tenha que ir a um centro de saúde ou hospital (ocupar o tempo dos enfermeiros/médicos/auxiliares) para retirar os pontos. Na realidade o tratamento médico era mesmo necessário, sendo num fim-de-semana e dado o ferimento a alternativa era recorrer ao Hospital.

      Eliminar
    2. "Pagado" também é muito bom :)

      Eliminar