Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Prática de desporto

Toda a gente sabe que é fundamental praticar alguma atividade física, não só para manter a "máquina oleada", mas também o equilíbrio psicológico. Eu confesso que sou balda, já me inscrevi em ginásios, gostava muito das aulas, dos resultados obtidos, mas era a novidade inicial dos primeiros 2 ou 3 meses, deixava de lá pôr os pés, tinha sempre mil e uma razões muiiiito válidas para não ir e voltava ao estado vegetativo e a culpar-me e lamentar-me por desistir... 

Como às vezes é necessário um empurrãozinho, há algum tempo,  o meu marido teve uma iniciativa que segundo ele ia "mudar a nossa vida" (weeeeeee), mandou-me fazer uma bicicleta toda XPTO na Binaclinica (passo a publicidade aos amantes de BTT), escolheu peça, por peça e lá trouxe a "bina" para casa, ele já tinha a sua e tínhamos planos maravilhosos, íamos passar a inscrever-nos semanalmente em passeios BTT, íamos fartar-nos de andar de bicicleta..... pois, pois, passeios de BTT em 3 anos fomos a 2!!!! (na prática 1,  porque o segundo eu estava tãaaaaaaaaaaao em forma que não consegui terminar), e demos as nossas voltitas de bicicleta, mas nada de extraordinário, é que ele é outro balda como eu.... desculpas: eu andava a fazer uma formação à noite e andava muito cansada e ele sozinho não ia, depois andámos num processo de venda/aquisição de casa e não estávamos motivados, depois resolvemos isso mas estava sempre a chover... enfim sem comentários.... Ultimamente estamos a melhorar de quando em vez lá vamos andar de bicicleta..

Agora que estou de férias :), já não tenho que ficar sentada na secretária e também não ia ficar com a bunda no sofá a ver o tempo passar, tomei logo a decisão de começar a "malhar", mas pagar um ginásio não era viável, bicicleta não gosto de ir sozinha, comecei a tentar encontrar soluções e decidi fazer jogging!!!! Pareceu-me uma boa opção porque tenho imenso espaço onde vivo para praticar, apesar de viver a 6 km de Lisboa, estou numa zona com muito espaço e é só sair de casa e começar a correr junto à lezíria, sem carros, sem atropelamentos... 

Confesso que nunca gostei de correr, nem sequer tenho muita resistência -  lembro-me que no 9º ano, numa prova de corta-mato, fiquei em penúltimo lugar à frente de uma miúda com problemas cardíacos, já dá para ver o nível aqui da menina!!!!  - mas, era o que estava à mão, estava com motivação, lá fui, no primeiro dia andava 1 km e corria 10 metros atividade que eu apelidei de "andar/andar/andar/correr", no segundo dia - logo de seguida - já foi "andar/andar/correr", 3º e 4º dias, não foi.... fiquei num estado tão lástima que não me conseguia mexer, sentava-me 5 minutos, levantava-me parecia um idoso de 90 anos que só consegue andar com a ajuda de andarilho!!!!

 Agora - passadas apenas 2 semanas - já consigo correr mais de 1 Km seguido  e andar 10 metros para descansar, já estou mais próximo do jogging :), de cada vez que me vou exercitar nunca faço menos de 8km e estou a aumentar gradualmente a intensidade, estou feliz com a minha decisão e sinto-me bastante bem com as minhas corridinhas, o melhor: não tenho que pagar um ginásio!

Sem comentários:

Enviar um comentário